Compartilhe com sua comunidades

Pizzinatto é nomeado CEO da Ultra, enquanto Lutz assume o cargo de Chairman Executivo

Executivo com ampla experiência interna será o novo CEO; foco em expansão sólida.

O Grupo Ultra anunciou que Rodrigo Pizzinatto será o novo CEO a partir de abril, sucedendo Marcos Lutz, que assumirá o cargo de executive chairman. Com 25 anos na companhia, Pizzinatto ocupava o posto de CFO desde 2020 e liderou movimentos estratégicos que resultaram na reestruturação do portfólio do grupo.

A transição de Lutz para chairman não é inesperada. Desde sua entrada como CEO em 2022, a estratégia visava preparar a companhia para melhorias de resultados e geração de valor, estabelecendo bases para uma gestão de longo prazo. Pizzinatto foi escolhido por sua atuação em desinvestimentos estratégicos, incluindo as vendas da Extrafarma, Oxiteno e ConectCar, além de aquisições relevantes, como os 40% da Hidrovias do Brasil e negócios dentro da Ultragaz e Ultracargo.

Com a saída de Pizzinatto do cargo de CFO, Alexandre Palhares, que está no Grupo Ultra há um ano, será promovido. Palhares traz experiência de passagens pela Eurofarma, Embraer e Cosan, reforçando a busca do Ultra por liderança técnica e planejada.

O Grupo Ultra, focado em seus principais negócios – Ipiranga, Ultragaz, Ultracargo e Hidrovias do Brasil –, posiciona-se como um investidor estratégico de longo prazo. Essa estratégia é respaldada pela sólida posição financeira. No terceiro trimestre, a alavancagem do grupo foi reduzida para menos de 1,5x EBITDA, com dívida líquida de R$ 7,9 bilhões. A preparação para crescimento inorgânico e execução de transações recentes é prioridade.

Entre os desafios, a Hidrovias do Brasil demanda foco na implementação do plano de crescimento, que contará com um aumento de capital, além da redução de sua alavancagem, atualmente em cerca de 4x EBITDA. O modelo de gestão do Ultra será aplicado para impulsionar eficiência.

A revisão estratégica realizada por Pizzinatto nos últimos anos otimizou o portfólio, permitindo ao grupo reduzir sua alavancagem e posicionar-se para um novo ciclo de expansão.

Gustavo Fleming Martins

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

Eu já chorei escutando Alcione Albanesi. Chorei e não larguei o lápis, como quem precisa continuar desenhando uma história viva enquanto ela passa diante dos olhos. Porque quem escuta Alcione,...
Durante muito tempo, marketing foi sinônimo de intuição, sensibilidade e criatividade. E ainda é. Mas, hoje, nenhuma dessas qualidades se sustenta sem um pilar sólido de dados....
Sempre estive envolvido com comunicação e inovação. Mas a história da THE LED, e a minha com o retail media – uma forma de publicidade onde os varejistas vendem espaços...
Nem sempre é o sabor que fideliza. Às vezes, é o ritual. O anúncio do novo cardápio no domingo à noite. A ansiedade coletiva por algo efêmero. O vídeo no...
A RSA Conference 2025 não foi apenas um encontro técnico em São Francisco. Foi um aviso claro, e sofisticado, de que cibersegurança deixou de ser firewall para se tornar fundamento....