Compartilhe com sua comunidades

Grupo Boticário alcança R$ 35,7 bilhões em vendas e acelera expansão física

Crescimento de 19% em 2024 consolida novo ritmo de longo prazo da empresa

O Grupo Boticário encerrou 2024 com vendas totais de R$ 35,7 bilhões, resultado que representa um crescimento de 19% em relação ao ano anterior. O desempenho indica uma estabilização no ritmo de expansão após o avanço de 30% registrado em 2023. A expectativa do CEO Fernando Modé é que a companhia mantenha esse novo patamar nos próximos ciclos, sustentada por investimentos em canais físicos, digitais e fidelização de clientes.

O volume de vendas dobra o GMV da companhia em um intervalo de três anos. A título comparativo, a Natura&Co, que detém operações da Avon International atualmente à venda, fechou o mesmo período com receita bruta de R$ 39,2 bilhões. O crescimento do Boticário se apoia na diversificação de canais e marcas, com destaque para o B2B. Em 12 meses, o número de pontos de venda saltou de 100 mil para 130 mil, incluindo farmácias, lojas de departamento, supermercados e perfumarias regionais.

O atendimento a salões de beleza também teve expansão expressiva, passando de 26 mil para 30 mil estabelecimentos, especialmente com a linha da Truss, marca adquirida em 2023. O grupo afirma que não há sobreposição entre canais, e sim complementaridade na estratégia de distribuição.

Cerca de 14% da receita de 2024 veio de produtos lançados nos últimos doze meses. Ao incluir itens reformulados em embalagem ou composição, o índice chega a 27%. A empresa também segue ampliando a presença física, com previsão de abertura de 100 a 150 lojas por ano, entre franquias e unidades próprias.

Entre as iniciativas em teste, oito lojas da Eudora estão em fase de avaliação para eventual escala nacional. Já a Beleza na Web, vertical que opera também com produtos concorrentes, possui seis lojas e deve ganhar mais três neste ano. A proposta desse modelo é gerar insights sobre comportamento de consumo em ambientes multimarcas.

No digital, a principal aposta está no programa de fidelidade BeautyBox. Com R$ 35 milhões investidos nos últimos três anos, o programa já fidelizou 25,7 milhões de consumidores — de uma base total estimada em 60 milhões. O foco é segmentar ofertas, aumentar a recorrência e proteger margem por meio de estratégias como cashback.

O grupo manteve o índice de alavancagem em 1,3x ao longo de 2024, e vem financiando parte de seus projetos com a emissão de títulos verdes. Em setembro, realizou a última captação nesse formato.

A maior iniciativa de investimento está voltada para a construção de uma nova fábrica em Minas Gerais. A planta, que consumirá R$ 4,14 bilhões em capex nos próximos quatro anos, deve elevar a capacidade produtiva da companhia em mais de 50%. O projeto será a maior alocação de capital da história do grupo.

Gustavo Fleming Martins

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

Nos últimos 16 meses, as líderes do mercado de distribuição de combustíveis no Brasil, Vibra, Raízen e Ipiranga, perderam cerca de 3 pontos percentuais de market share para agentes informais,...
A fintech Neon acaba de confirmar um aporte de US$ 25 milhões (equivalente a R$ 135 milhões), liderado pelo IFC (Braço do Banco Mundial) e pela DEG (subsidiária do KfW...
A XP Inc. deu mais um passo estratégico para consolidar sua posição no mercado financeiro brasileiro: acaba de lançar sua consultoria de investimentos voltada ao público de alta renda, mirando...
A startup americana Aigen, criada por ex-Tesla, está redefinindo o futuro do agro com seu robô Element, que usa energia solar, câmeras e braços mecânicos para “capinar” ervas daninhas em...
Enquanto boa parte da indústria de fundos multimercado sofre com resgates bilionários e performance pressionada, a Genoa Capital cresce na contramão. Com uma carteira robusta de R$ 17 bilhões sob...
A mineradora Aura Minerals acaba de dar um passo decisivo para ampliar sua presença global no mercado de capitais. Na tarde desta segunda-feira, 7 de julho, a empresa lançou oficialmente...