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5 Mantras da transformação digital

Muita gente ainda tem dúvidas sobre o que quer dizer a tão falada Transformação Digital. Ao longo desses anos apoiando consultivamente empresas de diversos segmentos e de diversos portes cheguei em 5 mantras que ajudam a compreender do que estamos falando.

As ferramentas digitais são muito importantes mas não é só isso, uma transformação digital está muito mais em colocar novas atitudes em pratica e utilizar a tecnologia como um meio. É sobre isso que os mantras tratam, dá uma conferida:

SER APAIXONADO PELO CLIENTE: é colocá-lo no centro, entender suas dores, seus anseios e necessidades. Muitas vezes achamos que já sabemos o que nosso cliente quer e esquecemos que muitas vezes ele nem sabe o que quer. Conhecer o cliente vai alem de saber o que ele acha do seu negócio, é sobre entender seu jeito de pensar, entender o que vê valor. Para compreende-lo podemos usar pesquisas, entrevistas e principalmente nossa própria base de dados para extrair insights. A partir daí você terá todos os insumos para servi-lo mais e melhor em toda sua jornada de experiência com ele;

SER OBCECADO EM REDUZIR AS FRICÇÕES: já parou para de colocar no lugar do cliente e fazer toda a jornada de descoberta ate pós compra do seu produto ou serviço? Esse processo é poderoso para entendermos quais os parafusos que precisamos mexer para nossa engrenagem funcionar muito melhor. Precisamos entender onde estamos prejudicando a experiência do cliente, seja on ou offline. É nesse momento que descobrimos que podemos ter novos canais digitais, mudar os atuais, automatizar processos, lançar novos produtos e etc. O foco é romper as barreiras o máximo possível.

SER OBSTINADO EM ENTREGAR MAIS VALOR: quando conhecemos o cliente profundamente e entendemos nossa experiência com ele, temos todos os insumos para traçar o plano de como podemos entregar produtos e serviços muito mais alinhados ao que faz sentido para ele. Esse mantra também está conectado com entender quais são os pontos fortes da sua marca e valorizar isso como diferencial. Entrego e potencializo o que tenho de melhor, para oferecer uma experiência muito mais encantadora;

TER CORAGEM PARA INOVAR: inovar é explorar territórios desconhecidos, muitas vezes sem benchmarks ou retornos certos sobre os investimentos. Para se diferenciar e se digitalizar, é preciso desbravar novos oceanos, mesmo que muitas vezes tragam medo e insegurança. Esse mantra esta relacionado principalmente as atitudes e comportamentos de um líder dos novos tempos. É preciso ter coragem para trazer coisas novas e criar valor para o seu cliente sempre;

TER FLEXIBILIDADE E ABERTURA PARA MUDAR: aqui, o objetivo é entender que tudo muda o tempo todo, e é preciso operar em times mais flexíveis, com processos menos engessados e desenvolver o mindset de crescimento nos times. Metodologias de gestão como a OKR (Objectives and Key Results) e Agile são as mais indicadas para ajudar a entregar esse mantra dentro das organizações. Mas o mais importante é desenvolver na cultura interna um ambiente que nos permita sermos mais ágeis, mais eficientes, mais abertos ao novo, com menos silos e mais colaboração, mais transparência e menos burocracia.

Você já pratica algum desses mantras no seu negócio? O que você pode começar a implementar amanhã para iniciar sua jornada de transformação?

Andrea Dietrich

Estrategista de Transformação Digital & Branding, Co-founder da Ambidestra, Podcaster e Palestrante

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