Compartilhe com sua comunidades

Porque a empatia é Estratégica

Trabalhar a empatia é estratégico para a liderança de uma empresa.

Que empatia é importante, isso todo mundo sabe. Mas você sabia que empatia tem importância estratégica na hora de liderar uma empresa?

Vou explicar um pouco sobre como trabalhar a empatia estrategicamente:

1. Entender as razões e os motivos das outras pessoas

Na maioria das vezes os problemas com os funcionários está ligado a conflitos e má comunicação, mal entendidos, expectativas desalinhadas e suposições incorretas.⠀Para evitar isso, é preciso parar para analisar e entender as razões, motivos, crenças e suposições dos seus liderados pois isso pode trazer uma visão mais abrangente e aumenta a sua percepção das coisas.⠀

Outro ponto importante para buscar entender as razões dos outros, é que você demonstra que está aberto a visões diferentes e que você quer conhecer seus liderados de verdade.

Isso cria um relacionamento mais profundo e melhora a comunicação entre as pessoas, aumentando a produtividade.⠀

2. Todos os comportamentos são adaptações a algo.

Você precisa entender que os comportamentos “ruins” das outras pessoas são na verdade um mecanismo de adaptação da visão dela em relação a uma situação, ou seja, é uma reação que ela tem de acordo com como ela está percebendo as coisas.⠀

Quando você começa a enxergar que o comportamento é, na verdade, uma adaptação, entende que precisa chegar na raiz do problema e ver o que está causando esse comportamento.⠀

Muitas vezes é uma adaptação à cultura do seu time ou pode até ser uma adaptação em relação a você, o líder, por estar passando uma mensagem para o time que nem você percebia.⠀

Quando você age na raiz do problema, você entende os pontos falhos da comunicação, as más interpretações e como deixar todo mundo na mesma página.

Além disso, você melhora a cultura do time e faz cada um entender seu papel pra fazer a máquina girar. Isso vai acelerar os processos e o alinhamento, além de melhorar a comunicação do time.⠀

A empatia é importante, mas não é algo só pra fazer as pessoas se sentirem bem, ela é estratégica para o sucesso de uma empresa.

Alfredo Soares

CEO G4 Educação e Loja integrada.

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

A HSI confirmou a aquisição do JW Marriott São Paulo, reforçando sua atuação no setor hoteleiro com um portfólio que agora totaliza 2,4 mil quartos. O negócio foi estruturado por...
A JHSF reportou receita bruta de R$ 440 milhões no primeiro trimestre de 2025, alta de 37% em relação ao mesmo período do ano anterior e R$ 50 milhões acima...
A SoftBank Group registrou lucro anual de 1,15 trilhão de ienes (US$ 7,78 bilhões) no exercício encerrado em março de 2025, revertendo quatro anos consecutivos de prejuízos. O desempenho foi...
A Uber e o iFood anunciaram uma parceria estratégica que amplia significativamente a presença de ambas as marcas no Brasil, mercado que movimentou R$ 40 bilhões apenas no segmento de...
O Grupo SBF, controlador da Centauro e distribuidor exclusivo da Nike no Brasil por meio da Fisia, registrou um crescimento de 4% na receita líquida consolidada no primeiro trimestre de...
Se existe um segredo para ser brilhante em nosso trabalho, ele não está em um botão mágico ou na tarefa entregue. Está na curiosidade. Na inquietação que recusa o óbvio....