Compartilhe com sua comunidades

INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO

BigData já virou buzzword, não é mesmo? Mas a verdade é que a prática de inteligência e analise de dados tem sido um grande desafio em diversos segmentos, em especial para o varejo.

Trazemos aqui uma pitada do curso de BI que ministramos para um dos nossos clientes recentemente.

Cada vez temos mais dados disponíveis e poucos negócios dominam plenamente o tema. Saber lidar com eles será a chave do jogo.

Como gerir tantas jornadas de consumidores? Como praticar preço dinâmico? Onde estão as oportunidades de mercado? Quais possibilidades de redução de custo e ganho de produtividade.

Vemos gigantes como ViaVarejo e Magalu despontando no mercado e são dois bons exemplos de maturidade na gestão de dados, mostrando o quanto a prática é essencial para quem quer ser líder.

A verdade é que os degraus de maturidade para gestão efetiva de dados são desafiadores e demandam:⠀

1) profundo domínio da estrutura e da qualidade do dado;

2) entendimento objetivo dos desafios de negócio;

3) identificar de maneira muito estruturada o caminho de aprendizado para evoluir numa visão de Inteligência Artificial.

O ponto é que tecnologia e software são um mero ferramental (repositório e algoritmos) que não são nada sem o domínio de uma visão do modelo de negócio e direcionadores estratégicos.

Nossa visão é que precisamos ter ciclos de evolução bem gradativos, dominando profundamente as variáveis da etapa anterior. Tentar pular etapas gera muita confusão e muito pouca solução.

Data-driven e Inteligência de Negócio (BI) são por conta desta complexidade um baita diferencial competitivo. É prática que demanda consistência e resiliência, acelerar neste caso não traz benefícios. Mas quem chega lá tem A SOLUÇÃO para fazer gestão de tamanha complexidade dos negócios atuais, assim como acelera todo o seu fluxo de tomada de decisão (no tempo e na direção).

Com paciência e coerência, este é o modelo vencedor.

Andrea Dietrich

Estrategista de Transformação Digital & Branding, Co-founder da Ambidestra, Podcaster e Palestrante

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

Jensen Huang não é qualquer figurinha carimbada do Vale do Silício. Ele é o fundador e CEO da NVIDIA, a empresa que abastece o motor da inteligência artificial moderna. Suas...
A Volkswagen do Brasil está ampliando sua aposta na produção nacional como pilar de competitividade, inovação e geração de valor. Com investimento de R$ 20 bilhões programado para a América...
A Nvidia, empresa que lidera globalmente o fornecimento de chips para inteligência artificial, está no centro de uma disputa geopolítica que combina sanções comerciais, restrições tecnológicas e acusações de segurança...
A OpenAI alcançou a marca de US$ 1 bilhão em receita recorrente mensal, dobrando o resultado registrado no início do ano e consolidando-se como a principal referência global em inteligência...
A Tako, startup brasileira focada em automação de processos de pessoal, acaba de levantar R$ 100 milhões para escalar sua plataforma baseada em agentes de inteligência artificial. Projetada especificamente para...
A Figma, plataforma de design colaborativo em nuvem, movimentou US$ 1,2 bilhão em sua oferta pública inicial (IPO) na Bolsa de Nova York, após elevar a faixa de preço de...