Compartilhe com sua comunidades

Raízen ajusta estratégia e vende ativos para melhorar saúde financeira

Gigante da bioenergia busca racionalizar portfólio e reduzir alavancagem.

A Raízen, maior produtora mundial de açúcar e etanol e segunda maior distribuidora de combustíveis do Brasil, iniciou um processo de reestruturação após a entrada do novo CEO, Nelson Gomes, em novembro de 2024. Com faturamento superior a R$ 220 bilhões na safra 2023/2024, a empresa busca equilibrar suas finanças por meio da venda de ativos não estratégicos e revisão de investimentos.

Entre os ativos à venda estão centrais de geração de energia renovável que podem render até R$ 1 bilhão e uma usina de açúcar e etanol em Leme (SP). Outra possibilidade é a alienação de participação na rede de lojas de conveniência OXXO e em projetos de etanol de segunda geração (E2G), segmento que demanda alto investimento.

Atualmente, a Raízen controla 35 polos de bioenergia que processaram mais de 84 milhões de toneladas de cana em 2023, possui 7,3 mil postos de combustíveis e atende 50 milhões de consumidores por ano. Porém, os altos juros no Brasil pressionam sua alavancagem, que chegou a 2,6 vezes a relação entre dívida líquida e EBITDA ajustado.

O plano de racionalização inclui a redução do Capex anual, estimado entre R$ 14 e R$ 15 bilhões, para cerca de R$ 10 bilhões. O objetivo é priorizar investimentos seletivos, especialmente no promissor mercado de E2G, onde o projeto prevê a construção de 20 usinas até 2030. Apesar disso, analistas apontam que o número de unidades deve ser menor devido a atrasos e limitações financeiras.

Para o mercado, as mudanças são vistas como positivas. Analistas do Citi avaliaram a venda de ativos como alinhada à estratégia de reciclagem do portfólio, indicando potencial para reduzir a alavancagem e fortalecer o caixa da companhia. A expectativa é que a nova gestão traga maior eficiência operacional e simplificação na tomada de decisões.

Gustavo Fleming Martins

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

A AXS Energia deu um passo estratégico rumo à liderança no mercado de geração distribuída (GD) ao receber um aporte de R$ 550 milhões da gestora AZ Quest. O investimento...
Nem nos piores momentos da onda de layoffs pós-pandemia a Microsoft havia feito cortes tão profundos. Nesta semana, a companhia anunciou o desligamento de 4% de sua força de trabalho...
A THE LED, especialista em soluções de mídia digital para o varejo, acaba de anunciar a aquisição da RETAIL MEDIA, pioneira na digitalização dos pontos de venda (PDVs) no Brasil....
A recente provocação de Demis Hassabis, CEO da DeepMind, acendeu uma faísca: estaria o Veo 3, novo modelo de geração de vídeo do Google, no caminho para criar mundos jogáveis...
Presente em mais de 80 países, o grupo alemão Lapp, especialista em soluções de conectividade elétrica e cabos industriais, acaba de concretizar sua primeira aquisição no Brasil: a Eurocabos, empresa...
Se antes o objetivo era aparecer entre um vídeo e outro no Instagram, agora as marcas querem ser o próprio conteúdo. Em uma virada estratégica, empresas como Starbucks, LVMH e...