Prefeitura De São Paulo Busca Empresas Internacionais Para Publicidade Em Obras
Lei Cidade Limpa agora busca experiência de empresas internacionais para enveloparem edifícios em obras
A Prefeitura dá mais um passo para a flexibilização da Lei Cidade Limpa. Desta vez, o assunto "telas com publicidade em prédios em obras" volta à discussão.
A administração da cidade agora busca ajuda internacional para orientar empresas interessadas em restaurar prédios históricos e, de quebra, exibir a sua marca.
Pela atual lei em vigor, as empresas que decidem patrocinar reformas e restauros e fazer publicidade nas telas de proteção, por exemplo, precisam de autorização da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana.Na Europa, é comum ver nos grandes centros urbanos edifícios históricos sendo restaurados mas preservados com telas com publicidade durante a reforma.
Aqui, depois da implementação da Lei Cidade Limpa, a prática de instalar esse tipo de telas praticamente desapareceu. A justificativa de Regina Monteiro, presidente da CPPU, de que "não autorizamos a instalação de redes com logotipos que cubram todo o prédio e que sejam malfeitas. Ela ainda justifica que a Lei criou um estigma de que não é possível patrocinar esse tipo de obra". Isso é perfeitamente compreensível pelo clima de terror que foi defragado pela Prefeitura com ameaças de multas pesadas nessa época.
O assunto ganhou as manchetes no ano passado, quando o Edifício Copan, um dos ícones de São Paulo, anunciou que buscava um patrocinador para bancar um projeto desse tipo em sua fachada.
Na semana passada, técnicos da comissão receberam Ferran Ferrer Viana, diretor da empresa de serviços municipais de Barcelona, e um dos criadores pela lei que regula a publicidade na cidade espanhola.