Bicicletas Com Publicidade Começam A Circular Amanhã Em SP
Dez estações estarão abertas ao público que desejar usar esse meio de transporte
A partir desta quinta feira, a cidade de São Paulo vai começar a se acostumar a ver mais propaganda em suas ruas. Agora, a publicidade será veiculada através das bicicletas que fazem parte do sistema de empréstimo de bicicletas de larga escala, autorizado pela Prefeitura.
O sistema começa a operar em dez estações, cada uma com uma média de dez bikes disponíveis. O bairro que receberá as primeiras estações será a Vila Mariana, na zona sul. A ideia é que, nos próximos três anos, 300 estações coloquem à disposição dos paulistanos 3.000 bicicletas para aluguel.
Esse primeiro sistema será operado pelo Itaú e conta com o nome de Bike Sampa em um sistema semelhante ao operado pelo banco no Rio, onde 600 bicicletas estão espalhadas em 60 pontos de empréstimo. Os usuários podem checar pela internet e celular qual é o bicicletário mais próximo com bicicletas disponíveis para uso. Lá, viagens de até 60 minutos são gratuitas e paga-se R$ 5 pela hora excedente. O banco não divulgou como fará a cobrança em São Paulo.
As bikes contam com uma área para a veiculação de publicidade e nas nas estações, através de uma brecha prevista na Lei Cidade Limpa, de 2007. Na visão da empresa, essa será uma das possibilidades no curto prazo para expor sua marca pela capital. Os veículos contam com duas placas de 3 centímetros cada na parte dianteira da bicicleta e duas placas na parte traseira, de 10 centímetros cada uma.