Primeira Semana da Indústria Gráfica coloca a comunicação impressa na agenda nacional
Em discurso proferido na última quinta-feira, 28, após receber o “Prêmio Personalidade do Ano” da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF Nacional), o vice-presidente da República, Michel Temer, resumiu o sentimento da indústria da comunicação impressa nacional após a realização da Primeira Semana da Indústria Gráfica (SIGRA 2012): “Embora muitos digam que o digital e a internet substituirão a mídia impressa, o que vemos em nosso cotidiano são as pessoas lendo seus jornais e livros no papel. A palavra impressa não será substituída jamais”, afirmou o vice-presidente, após traçar uma retrospectiva de sua trajetória a partir de sua relação com a indústria gráfica, lembrando sempre da importância da indústria gráfica para sua formação e projeção profissional.
A fala do vice-presidente foi uma das muitas situações em que a palavra impressa esteve em evidência entre os dias 24 de junho e 1º de julho, durante a SIGRA 2012, período no qual a ABIGRAF Nacional mostrou para a sociedade, através de uma série de eventos em que comemorou o Dia Nacional da Indústria Gráfica e o aniversário de 47 anos da entidade, como a indústria gráfica pode contribuir para uma sociedade economicamente, ambientalmente e socialmente mais sustentável.
A primeira atividade para o público aconteceu na última segunda-feira, 25 de junho, quando alunos da sexta série do Sesi Vila Leopoldina tiveram a oportunidade de conhecer um exemplo verdadeiro de projeto sustentável, a Praça Victor Civita, na zona Oeste de São Paulo. Batizada de “Ação na Praça”, a iniciativa da ABIGRAF Nacional em parceria com o SESI-SP, Instituto Verdescola e Praça Victor Civita mostrou todo o processo de revitalização de uma área degradada (um antigo incinerador de lixo) e sua transformação em espaço de interação social e cultivo de vegetais.
Na praça, tudo é reutilizado: da água dos banheiros, tratadas e utilizadas na irrigação de pequenas hortas (todas elevadas e isoladas do solo contaminado do antigo lixão), até os resíduos sólidos, transformados em brinquedos, instrumentos e enfeites em uma oficina mantida pelo Instituto Verdescola.
Foi esta, inclusive, a mensagem da atividade final, que provou que os resíduos da indústria gráfica, além de recicláveis, podem ser facilmente reutilizados para a confecção de novos objetos. Cadernos de papel reciclado foram distribuídos para os alunos juntamente com alguns resíduos da indústria gráfica, como folhas e linhas. Destes materiais, surgiram novos e criativos cadernos, com capas personalizadas pelas crianças. Ao final do evento, a estudante Gabriela Rodrigues Souza, de 11 anos, já discorria com clareza sobre conceito dos 3 Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). “O importante de reutilizar os materiais é que a gente deixa de jogar no lixo coisas que podem ser reaproveitadas”, disse ela.
5º CICLO DE SUSTENTABILIDADE
Na terça-feira, 26 de junho, foi a vez dos próprios profissionais do setor ampliarem seus conhecimentos sobre a aplicação de conceitos ligados à sustentabilidade na indústria gráfica. Realizado pela Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG), o 5º Ciclo de Sustentabilidade teve como tema central o “passo a passo para ser uma gráfica sustentável”. Em três dias de evento, experientes técnicos da indústria gráfica, que mostraram desde os requisitos básicos para a implantação de ações sustentáveis até o arcabouço legal para o cumprimento dessas metas.
Ao todo foram 310 inscritos, representando 144 empresas e um grande aproveitamento das palestras: segundo pesquisa feita com os participantes, 95% se disseram satisfeitos com o resultado do ciclo. Para a consultora da ABTG Márcia Biaggio, o resultado demonstra o grande interesse que o tema desperta nas pessoas, especialmente nos profissionais gráficos. “Este interesse marca um momento peculiar, uma vez que, há cerca de dez anos apenas, esse tipo de tema não atrairia um público como o que seu viu neste Ciclo de Sustentabilidade”, disse ela.
O evento da ABTG marcou também o lançamento do “Manual de indicadores de desempenho ambiental”, publicação que visa orientar as gráficas sobre os parâmetros que podem ser utilizados para medir os processos nessa área. O gerenciamento de resíduos sólidos a importância do comprometimento ético das empresas também foram assuntos tratados durante as palestras, que mostraram que uma empresa verdadeiramente responsável é aquela que não se preocupa apenas com o ambiental, mas que respeita os direitos trabalhistas e da comunidade em seu entorno.
HOMENAGENS
O dia 28 de junho foi marcado com um almoço de homenagens aos cidadãos, empresas e veículos de comunicação que, de alguma forma, contribuíram para o fortalecimento do setor. Além do vice-presidente, Michel Temer, que foi considerado a personalidade do ano pelo setor, o prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, também esteve presente e foi homenageado com o “Mérito da Indústria Gráfica”. A mesma distinção foi oferecida ao governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, que não pode comparecer, mas foi representado pelo presidente da Imprensa Oficial do Estado, Marcos Monteiro.
Em discurso antes do pronunciamento de Michel Temer, o presidente da ABIGRAF Nacional, Fabio Arruda Mortara, pediu aos companheiros da indústria gráfica que chamem para si a responsabilidade para que os requisitos da sustentabilidade sejam alcançados. Em sua fala, Mortara destacou a união do setor em defesa da universalização da educação de qualidade como prerrogativa para que este objetivo seja conquistado. “Para que nosso povo cumpra esse destino com mais eficácia, é preciso que vençamos alguns desafios. Sob a perspectiva de uma indústria ligada à cadeia produtiva da comunicação, entendemos que a questão prioritária é a educação, mãe da consciência, do conhecimento e da liberdade”, disse.
Em seguida, o presidente da entidade lembrou o pioneirismo da ABIGRAF Nacional entre as entidades representativas da indústria em defesa da aplicação de 10% do PIB nacional na Educação, proposta explicitada na Carta de Foz do Iguaçu, lançada pela entidade durante o último Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica, em outubro do ano passado.
Também fez uso da palavra o vice-presidente da Confederação Latino-americana da Indústria Gráfica – CONLATINGRAF, Mário César Martins de Camargo, que traçou um panorama histórico da relação entre a indústria gráfica e a evolução do pensamento humano. “Vice-presidente, muito nos honra tê-lo aqui em nossa casa, a casa do conhecimento”, disse o executivo, que também presidiu a ABIGRAF Nacional.
Temer, por sua vez, mostrou satisfação diante da preocupação do setor gráfico brasileiro com a preservação do meio-ambiente. Para o vice-presidente, a indústria gráfica brasileira está no caminho certo ao valorizar o caráter sustentável da comunicação impressa. “Muito me alegra ver como a preservação do meio-ambiente e a preservação da palavra impressa são uma preocupação de todos os que aqui discursaram”, disse. Para encerrar, prestou uma homenagem aos profissionais gráficos brasileiros: “Sempre que eu olho para traz e penso na minha vida pública e pessoal, vejo que devo tudo àqueles gráficos que ajudaram a produzir os livros que li até aqui.”
Na ocasião, também foram conhecidas as gráficas e veículos de comunicação que receberam o “Destaque Sustentabilidade na Cadeia Produtiva da Comunicação Impressa” nas categorias ambiental e social.
INDÚSTRIA GRÁFICA EM MOVIMENTO
Com o patrocínio exclusivo da Agfa Graphics, o evento “Indústria Gráfica em Movimento” encerrou com chave de ouro os sete dias de comemorações. Cerca de 50 competidores, entre gráficos e fornecedores, participaram da 17ª Corrida Bombeiros 10K, uma das mais tradicionais corridas de rua da cidade de São Paulo, com o apoio da ABIGRAF Nacional.
“A ideia de estimular a participação dos gráficos é mostrar a importância do esporte para o bem estar e integração social. Conseguimos encerrar a primeira SIGRA destacando esses valores”, disse o presidente da ABIGRAF Nacional, Fabio Arruda Mortara, que também participou do evento.
O gerente de Marketing da Agfa Graphics, Eduardo Sousa, vai na mesma linha. “A Agfa tem procurado estimular hábitos saudáveis e que proporcionem uma melhor qualidade de vida entre os cidadãos”, diz Sousa, que dá como exemplo a realização de ginástica laboral e o estímulo a grupos de corrida entre os funcionários da empresa, além de outras atividades. “Essas atividades estão totalmente incorporadas e alinhadas aos valores corporativos do grupo Agfa. Por isso, não poderíamos perder a oportunidade de unir essa preocupação com uma comemoração tão significativa para a indústria gráfica como é a SIGRA 2012”, completa.
O incentivo surtiu efeito, e a camiseta verde limão da equipe que representou a indústria gráfica na corrida conseguiu colocar um de seus competidores entre os 50 primeiros colocados da corrida, que contou com vários atletas de alto nível. O funcionário da Agfa Graphics Carlos Batista da Silva cravou a marca de 37 minutos para o difícil circuito de 10 quilômetros, cheio de subidas, e mostrou que a prática esportiva é essencial para manter a produtividade e o bom humor. “Desde que comecei a correr, há 18 anos, não consegui ficar mais do que dois meses sem treinar. Justamente nesse período percebi que estava ficando ansioso, irritado, que não dormia direito. E via as pessoas correndo e pensava, eu poderia estar lá. Voltei a correr rapidinho, e não pretendo mais parar. Minha dica é que todo mundo dedique pelo menos 30 minutos de seu dia a alguma atividade física”, disse o gaúcho natural de Venâncio Aires.