Compartilhe com sua comunidades

Impressão além do papel

Impressão além do papel

 

 

Enquanto a indústria do papel debate sobre uma futura crise, a segmento de impressão e criação já olha para novas mídias

 

 

Há alguns anos a Indústria de papel se prepara para uma crise anunciada. É fato que os meios eletrônicos e digitais vêm, gradual e rapidamente, tomando espaço da mídia impressa em vários segmentos, sobretudo no segmento promocional, publicidade e jornalismo.

 

A tempestade que se forma no horizonte da Indústria Papeleira não assusta somente as grandes fabricantes de celulose e papel. Também coloca em maus lençóis a Indústria de Impressão. Sim, por que o papel vem sendo, há séculos, a base para a tinta e para a impressão. Se essa mídia for trocada pelos meios eletrônicos, obviamente o impacto sobre a indústria de impressão será enorme, correto? Nem tanto…

 

Obviamente, a expansão e a gradual substituição da impressão em papel pelo digital e eletrônico é preocupante e fará com que a indústria gráfica se reinvente. A favor do digital, há inúmeros argumentos, incluindo custos. Porém, de uns anos para cá, a indústria impressora descobriu outros nichos para atuar, que não a impressão em papel. Eu me refiro à impressão em meios não convencionais, como vidros, portas, acrílico, alumínio, cerâmica e, mais recentemente, à promissora impressão 3D.

 

A tecnologia para suportar e viabilizar impressão em escala industrial em tais mídias já existe e cresce exponencialmente. Claro que, aqui, falamos num outro modelo de negócio, diferente da “tinta sobre papel” que se tornou o princípio da indústria de impressão por séculos

 

Refiro-me a um modelo de negócio arrojado que pode aliar design e tinta e oferecer resultado imediatamente pronto numa única etapa de impressão.

 

Ainda que o meio publicitário e criativo esteja descobrindo tal potencial muito lentamente, é fato que, num futuro não muito distante, a impressão sobre mídias não convencionais será a tábua de salvação para o negócio de muitas companhias.

 

Não é à toa que vemos fabricantes de equipamentos de impressão industrial UV marcando território em férias têxteis, cerâmicas, decorativas. Eles já vislumbram esse novo mercado e querem abocanhar sua fatia.

 

E os criativos? Bem, as agências ainda precisam fincar os pés nesse novo mundo, que, sem dúvida, oferece uma profusão de opções. Elas vão desde trabalhos artísticos impressos diretamente sobre peças cerâmicas, até a impressão realista de cenários em painéis que, literalmente, fazem o observador submergir no conceito e vivenciar, na pele, a experiência da imagem.

 

Alguns cinemas e galerias já aderiram a essa proposta. E a tendência é que isso se expanda para outros nichos.

 

O importante é ter claro na mente que, ainda que o papel perca espaço em determinadas aplicações da comunicação visual, a impressão está se reinventando rapidamente, e oferecendo um prato pronto àqueles que possuem criatividade para explorar esse novo mundo.

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

A descentralização do crédito avança no Brasil e atrai nomes de peso do setor financeiro. A UY3, fintech que opera no modelo de credit as a service, acaba de captar...
Por mais de uma década, ativos digitais são discutidos como agentes de transformação dos serviços financeiros. Contudo, como destacou Bruno Domingues, Head da indústria financeira global da Intel, a verdadeira...
O São Paulo FC acaba de mostrar que a inovação vai além do campo, conectando marcas de diversos segmentos, criando novos ativos que engajam fãs de diversas gerações....
No ecossistema financeiro, cada milissegundo importa. A velocidade com que instituições bancárias processam, analisam e reagem às informações pode ser o diferencial entre fidelizar um cliente ou perdê-lo. A resposta...
Durante o Febraban Tech 2025, um dos painéis mais densos e provocativos da programação foi conduzido por Claudio Pinheiro, Advisory Solutions Principal da Dell Technologies, que apresentou a visão da...
A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer dedicada à mobilidade aérea urbana, acaba de anunciar um dos passos mais concretos rumo à era dos carros voadores. A empresa fechou um...