Compartilhe com sua comunidades

De olho nos desafios de 2013, ABTG oferece workshop

De olho nos desafios de 2013, ABTG oferece workshop sobre Planejamento Estratégico para a Indústria Gráfica

 

Empresário, sócios-proprietários, diretores, gerentes e profissionais das áreas de gestão e produção terão a oportunidade de antever as perspectivas macroeconômicas e a conjuntura nos mercados gráficos, além de discutir as estratégias para lidar com um cenário de possíveis turbulências em 2013; Flávio Botana e José Pires Araujo Jr. serão os responsáveis por ministrar o evento, que acontecerá no dia 7 de dezembro

 

Um cenário economicamente nebuloso e marcado pelo acelerado desenvolvimento tecnológico coloca os gestores das indústrias gráficas como protagonistas das profundas transformações pelas quais passam o setor. Neste contexto, a aproximação de um novo ano impele esses profissionais a buscar subsídios que permitam planejar os próximos passos de suas empresas com clareza e segurança.
 

Muitos dos conhecimentos e informações necessários para garantir decisões acertadas em 2013 poderão ser encontrados no workshop “Planejamento Estratégico”, oferecido pela Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG) no próximo dia 7/12. Entre os objetivos do encontro, que será ministrado pelos professores Flávio Botana e José Pires de Araujo Jr., esta adiantar as perspectivas macroeconômicas e a conjuntura nos mercados gráficos, além de discutir estratégias de gestão para antever e lidar com um cenário de possíveis crises no ano que vem.

 

Os conteúdos abordados pelos especialistas estão organizados nos seguintes pilares temáticos:
 

 

1.    Como se preparar para crises:
a)    A solução de uma crise ocorre antes que ela comece;
b)    Planejamento para crises;
c)    Busca para solução de problemas que ainda não existem;
d)    Criatividade, Cooperação e Iniciativa: as vacinas contra as crises.
2.    Como gerenciar na crise:
a)    O Urgente e o Importante;
b)    Como manter a equipe unida em momentos de crise;
c)    Negociação em tempos de crise;
d)    Saber prosperar com o essencial.
3.    Os caminhos da estratégia para 2013:
a)    Reposicionando a gráfica;
b)    O alinhamento organizacional como diferencial competitivo;
c)    Identificando recursos estratégicos internos.
4.    Conjuntura econômica:
a)    Tendências macroeconômicas;
b)    Economia dos mercados gráficos;
c)    Perspectivas estratégicas.

 

Sobre os palestrantes:

Flávio Botana é engenheiro mecânico (Poli/USP) com especialização em Qualidade. Professor das disciplinas de Gestão da Qualidade e Gestão da Produção nos cursos de Graduação e Pós-graduação da Faculdade SENAI de Tecnologia Gráfica e Consultor da ABTG, tem 30 anos de experiência na indústria gráfica. Autor do livro Manual do Gestor da Indústria Gráfica, publicada pela SENAI-SP Editora, atuou em empresas como Editora Abril, Burti e Geográfica.
 

 

José Pires de Araujo Jr. é administrador de empresas, professor do Curso Superior e da Pós-graduação da Faculdade SENAI de Tecnologia Gráfica e consultor associado da ABTG. Autor e coordenador do livro Caminhos da Estratégia, publicou diversos artigos sobre estratégia e gestão.

 

SERVIÇO

O quê: Workshop “Planejamento Estratégico”
Quando: 07 de dezembro, das 9h às 18h
Onde: ABTG – Rua Bresser, nº. 2.315, Mooca
Quanto: R$ 340 para associados e R$ 470 para não associados.
Inscrições: As inscrições podem ser feitas no site da ABTG (www.abtg.org.br ), pelo e-mail [email protected]  ou pelos telefones (11) 2797-6728 e (11) 2797-6700, com Thiago Chirelli.

 

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O Vimeo já nasceu como um outsider. Era a alternativa cult ao YouTube, a escolha dos que queriam mais delicadeza, menos publicidade, mais identidade. Era o VHS com fita dourada...
No documento Situational Awareness, Leopold Aschenbrenner descreve uma cena que parece ficção científica… mas é só a realidade acelerada. Ele lembra que, a cada seis meses, um zero a mais...
Recentemente veiculou-se em diversas mídias que a British Airways anunciara que 86% de seus voos partiram no horário, graças a um investimento de £7 bilhões em tecnologia de inteligência artificial....
Numa analogia direta às lentes multifocais, invenção que possibilitou enxergar ao mesmo tempo de perto, meia-distância e longe utilizando um único óculos, sinto que alguém poderia nos salvar quanto ao...
Você já ouviu falar da Represent, a marca britânica de streetwear criada pelos irmãos George e Michael Heaton? O projeto começou em 2011, com George imprimindo camisetas como parte de...
O setor de franquias no Brasil segue em franca expansão, especialmente no ramo alimentício. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado movimentou R$ 273,1 bilhões em 2024, crescimento...