Compartilhe com sua comunidades

Comunicação, o oxigênio da empresa.

A Procter & Gamble, hoje P&G, foi fundada em 1837 pelos concunhados William Procter e James Gamble, a pedido do sogro Alexander Norris que foi capaz de ver a grande sinergia que existia entre os seus negócios, respectivamente de fabricação de velas e de sabão.

Durante seus 178 anos de vida a P&G se tornou uma MARCA legendária e uma empresa bilionária ocupando a 100ª posição na lista das 500 maiores empresas do Mundo em 2015 da revista Forbes por milhares de motivos, mas em meu entendimento, o principal deles foi acreditar desde sua fundação na importância do Marketing e do Branding.

A P&G criou uma regra interna que se repetiu em todos esses anos: investir aproximadamente 10% da sua receita em marketing. Ou seja, entendeu que assim como o oxigênio é vital para a existência do ser humano, a comunicação é o oxigênio das empresas, afinal, como alguém pode comprar um produto ou serviço de uma empresa se simplesmente ignora sua existência?

E se isso já era verdade antes do avanço da WWW e das Mídias e Redes Sociais, hoje é muito pior, até porque com pouco recurso e boas atitudes é possível se fazer minimamente conhecido. Mas, infelizmente não é o que se vê por aí, especialmente no maravilhoso Mundo das Startups que ainda veem investimento em marketing e comunicação como custo e não como investimento.

Fazendo uma analogia básica com o nascimento de uma criança, só sabemos que ela esta vida depois que respira e dá o seu primeiro choro. Como pode então uma empresa que esta nascendo querer conquistar clientes, crescer e prosperar sem fazer o mesmo?

Vejo nosso caso aqui no MADIAMUNDOMARKETING. São 35 anos de história e não existe um único dia do ano que não nos comuniquemos com os nossos clientes, prospects e suspects. Apenas para que fique claro, somos uma pequena empresa, com recursos…

Por Fabio Madia

Para continuar lendo, clique no banner abaixo.

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

No documento Situational Awareness, Leopold Aschenbrenner descreve uma cena que parece ficção científica… mas é só a realidade acelerada. Ele lembra que, a cada seis meses, um zero a mais...
Recentemente veiculou-se em diversas mídias que a British Airways anunciara que 86% de seus voos partiram no horário, graças a um investimento de £7 bilhões em tecnologia de inteligência artificial....
Numa analogia direta às lentes multifocais, invenção que possibilitou enxergar ao mesmo tempo de perto, meia-distância e longe utilizando um único óculos, sinto que alguém poderia nos salvar quanto ao...
Você já ouviu falar da Represent, a marca britânica de streetwear criada pelos irmãos George e Michael Heaton? O projeto começou em 2011, com George imprimindo camisetas como parte de...
O setor de franquias no Brasil segue em franca expansão, especialmente no ramo alimentício. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado movimentou R$ 273,1 bilhões em 2024, crescimento...
Tem algo acontecendo em Dubai que vai além do concreto, do vidro espelhado e do excesso de zeros nas plantas. Lá, a arquitetura ganhou nome, sobrenome e personalidade. Não basta...