Devidamente renovado, recuperado e reenergizado, chego em 2025 pronto para realizar uma parte (se possível uma boa parte) dos sonhos e projetos que coloquei com muito amor e carinho no papel.
Foco, Disciplina e Fé são para mim as três palavras que orientam a minha vida. Não fossem elas, provavelmente eu não estaria aqui e agora escrevendo este artigo; elas me salvaram e possivelmente poderão salvar você também.
Nos negócios, no marketing e na vida, diariamente, brotam múltiplas demandas que precisam de atenção. Se antes da Internet já não era simples criar uma lista de prioridades, hoje acredito que, com maior ou menor intensidade, todos nós sofremos em algum nível com dificuldade de atenção. Em 2020, Nicholas Carr escreveu o livro A GERAÇÃO SUPERFICIAL – O QUE A INTERNET ESTÁ FAZENDO COM OS NOSSOS CÉREBROS, no qual aborda as mudanças que as novas tecnologias trazem para nossos cérebros e sinapses, e reforça: sim, estamos cada vez mais desfocados. Ou seja, ter foco é realmente algo fundamental para a vida pessoal e profissional.
Foco é desenhar o caminho a ser percorrido sem se deixar desviar pelos obstáculos, distrações, opiniões, questionamentos e reclamações de todos os stakeholder envolvidos. Ter foco é confiar que o planejamento está correto, que o mapa foi bem desenhado e que você, seu time e sua empresa chegarão aonde querem chegar. Ter foco requer confiança e maturidade para saber que ajustes de rota muitas vezes são necessários, desde que não tirem o foco do caminho a ser percorrido. foco é individual, mas também é coletivo, afinal, num ambiente onde trabalham várias pessoas, todas precisam saber e realizar a sua parte para que os resultados aconteçam.
“Ter fé é acreditar naquilo que você não vê; a recompensa por essa fé é ver aquilo em que você acredita”
A segunda palavra é disciplina e aí entra uma definição que eu adoro: “Disciplina é fazer, todos os dias, tudo aquilo que você não quer, mas que sabe que precisa fazer, para que um dia, no tempo de Deus, você conquiste o que sonhou”. Se foco é o caminho, a disciplina é o caminhar.
Sem disciplina uma pessoa não corre uma maratona, não emagrece, não é promovida, não passa no vestibular e, principalmente, não realiza os seus sonhos.
E finalmente a terceira e talvez mais importante das palavras que alguns preferem chamar de sorte, mas que para mim é fé. Recentemente ouvi de um sábio a seguinte frase: “Quem tem fé não precisa de sorte”.
Tenha fé. Pode ser em Deus, em Jesus, em Maomé, em Buda, na mãe natureza, nos Orixás, não importa, mas acredite que há algo além da ciência e da razão. Na hora que o bicho pegar, e ele vai pegar, será a fé que irá te salvar.
Fé é acreditar que, se há foco e disciplina, o sucesso é apenas questão de tempo.
Foco, disciplina e fé, leve sempre essas três palavras para a sua vida, em tudo que fizer, para cada desafio que encontrar pelo caminho, para cada momento de dúvida ou solidão que tiver (sim, o caminho de um empreendedor ou de um alto executivo é muito solitário), e lembre-se, se você já fez tudo o que precisava fazer e o resultado ainda não chegou, libere, solte, siga em frente e, principalmente, aprenda a esperar.
É como disse Agostinho de Hipona, mais conhecido como Santo Agostinho: “Ter fé é acreditar naquilo que você não vê; a recompensa por essa fé é ver aquilo em que você acredita”.