Novidades em embalagens refletem mercado crescente no Brasil
Para empresários e profissionais da indústria de alimentos, a 29ª Fispal Tecnologia – Feira Internacional de Embalagens, Processos e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas, é um grande catalisador para inovações tecnológicas, networking e geração de negócios. O setor de embalagens emprega mais de 220 mil pessoas no Brasil, com a maior parcela ocupada nos segmentos de plástico, papel e papelão. O Brasil destaca-se na reciclagem de embalagens de alumínio, e na reciclagem de papelão, o Brasil está acima de Europa e Argentina.
Os números positivos são acompanhados por novas tecnologias da indústria de embalagem nacional, que estimulam maneiras de consumir mais sustentáveis e práticas. Um dos exemplos é o papel para embalagem de bombons com 52% de fontes renováveis que reduz em cerca de 60% as emissões de gases de efeito estufa, comparada a outros materiais plásticos. Outra novidade que deve ocupar cada vez mais espaço nas prateleiras de supermercados é a tampa de alumínio para garrafas de vinho, que já é 95% do mercado neozelandês. O alumínio previne o bouchonné, processo de perecimento da bebida causado por um fungo que pode estar abrigado nas rolhas de cortiça.
O surgimento de novos produtos e maneiras de consumi-los estão atrelados ao poder aquisitivo dos consumidores. Os números da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE), divulgados em março de 2013, dão fôlego para mais uma edição da Fispal Tecnologia. O evento irá acontecer entre os dias 25 e 28 de junho em São Paulo.